quarta-feira, 21 de novembro de 2012

É importante cuidar da saúde



Mais um dia limpa.
O filhote ainda está dodói. Mais uma vez no hospital hoje. Gargantinha inflamada, coisa de criança, a febre alta que assusta um pouco mas está tudo bem. 
A vida segue assim...Esta semana estava planejando sair para procurar emprego outra vez mas vai ficar para próxima. 
Apesar dos contratempos estou um pouco mais animada. A vontade de "mudar" está me dando forças para sair da inércia, também o sulfato ferroso claro, descobri que estou anêmica e acho que por isto fiquei tão desanimada para correr atrás das minhas coisas.  
Uma das coisas que nós adictos fazemos é descuidar da saúde, não é raro ficarmos com deficiências de vitaminas, alimentação fora de hora, só comendo bobagens...
É importante sim cuidar da saúde. Para recomeçar é preciso estar bem. Mas qual DQ liga para isso? Deveria mas não ligamos.
O marido não está gostando da ideia de eu trabalhar, "ser independente", mas para mim acho que é exatamente do que preciso para deixar de me sentir esta coisa inútil que tenho sentido. Poder comprar minhas coisinhas com meu dinheiro, ir tomar um lanche com o filhote no shopping ao invés de ficar aqui trancada a mercê das câmeras escondidas... Ter o controle da minha vida de volta. Para mim que sempre fui provedora, independente, não é fácil estar numa cidade onde não  conheço ninguém a não ser os DQ's e as pessoas que criticam. Ficar o dia inteiro aqui trancada me faz mal. 
Estou ansiosa pelo emprego que está me esperando em algum lugar para que eu volte viver, resgate minha auto estima novamente.
Me desculpem o desabafo! Não tenho com quem conversar. 
OK! Apesar de tudo continuo limpa e isto é o que me anima cada vez mais e impulsiona para um recomeço seja qual for, não sei como nem quando, só sei que está vindo. Obrigada a todos que me acompanham e deixam sempre mensagens de ânimo, me ajudam muito! Deus os recompense muito por tal caridade moral e por tanto carinho que sei que são sinceros.
Mais 24 horas!

Grata senhor por mais um dia.



Fonte : http://filosofiaetecnologia.blogspot.com.br/2010/09/tratamento-da-dependencia-quimica.html



A sensação de bem estar não está nas coisas que nos cercam. Ela está na nossa mente, e o nosso corpo produz uma série de substâncias que disparam as sensações de prazer, e bem estar. Os fatores que levam à produção dessas substâncias são essencialmente advindos do nosso meio ambiente, mas também da nossa qualidade de vida e da nossa nutrição, ou seja do nosso equilíbrio físico e espiritual

Nós todos dependemos da química orgânica para viver e ela está relacionada diretamente com a nossa qualidade de vida.

A partir da matéria-prima que é nossa alimentação e da hidratação, nosso organismo produzirá substâncias como as endorfinas, serotonina e dopamina e outras, que atuam como neuro-transmissores, calmantes, responsáveis pela sensação de prazer e equilíbrio neurológico, satisfazendo a fome celular.

Várias causas podem impedir ou bloquear o organismo de fabricar tais substâncias, dentre os quais fatores genéticos, má absorção intestinal, intoxicações, uma alimentação desequilibrada carente de vitaminas e sais minerais, a hipoglicemia - baixa de glicose no sangue e no cérebro.

As drogas psicotrópicas são substancias que artificialmente disparam a produção normalmente exagerada de substâncias cerebrais (dopaminas, cerotoninas etc...) que causam prazer e bem estar. O problema é que isso só dura enquanto durar o efeito da droga, e posteriormente a esse efeito dá-se o fenômeno inverso. Há uma substancial redução da produção dessas substâncias, pois o "estoque" delas foi consumido em exagero. Consequentemente o corpo entra em um estado de carência dessas substância, levando a um quadro de depressão. A tendência subsequente é que o indivíduo que fez uso da droga, tenha vontade de voltar a consumi-la para voltar ao quadro de bem estar. Esse mecanismo é que leva à dependência cada vez mais acentuada da droga, porque o "estoque" de substâncias cerebrais que causam prazer e bem estar, vai continuamente se reduzindo e exigindo cada vez maiores quantidades de droga para produzir os mesmos efeitos. Isso acaba por destruir o indivíduo que ou não conseguirá mais viver sem a droga ou chegará ao ponto de tomar uma over dose, e se auto destruir.

Nossa estrutura celular mental, e sua rede de moléculas, precisam estar com suas estruturas íntegras para entrarem nos receptores cerebrais, caso contrário o cérebro entra em pane surgindo aí a compulsão por doces ou por drogas, que venham no momento suprir rapidamente a falta, causando um alívio apenas temporário. Quanto mais drogas ingeridas diretamente, menos o organismo produzirá sua bioquímica necessária ao equilibrio físico e mental.

O álcool, por exemplo é um ladrão de vitaminas e sais minerais e água, os excessos produzem a ressaca, portanto todo o vício de drogas têm efeito bola de neve, pois o organismno se acostuma e vai cada vez mais exigindo doses maiores.

O dependente químico precisa de uma avaliação e tratamento integrado com a nutrição, psicoterapia, terapias ocupacionais e outras atividades sadias que venham tomar lugar de sua baixo auto-estima, elevar seus padrões de comportamento por ter novos e sadios relacionamentos, etc.

Mas, o primeiro passo, além do controle médico se necessário no início do tratamento,é indispensável uma desintoxicação e uma reposição de nutrientes para fortalecimento do organismo e uma gradativa resposta positiva nos controles do hábito, pois a pessoa assimilará melhor as informações e o aconselhamento.

Cada tipo de droga precisa de uma abordagem específica, mas basicamente estas alternativas somarão significativamente com os tratamentos convencionais. A partir daí o estilo de vida precisa ser mudado, para se possível evitar recaídas.

A depressão é notóriamente causada por carência das substancias cerebrais que causam prazer e bem estar e seu tratamento pode passar pela ingestão de medicamentos controlados que funcionam como a droga, porém controladamente, produzindo ou estimulando a produção das substâncias cerebrais responsáveis pelo prazer e bem estar. Esses medicamentos são normalmente fornecidos de forma controlada e devem ser retirados com o tempo de forma controlada também permitindo ao organismo restaurar seu equilíbrio normal. 

Pessoas que passam por grandes traumas psicológicos e que se encontram profundamente deprimidas encontram nesses medicamentos um alívio importante que poderá ajudar na restauração do seu equilíbrio.


8 comentários:

  1. vai atrás sim do seu emprego...e se Deus quiser vc vai arrumar um bem legal...parabéns fenix..bju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Kel pela força de sempre guerreira.
      Bjs

      Excluir
  2. acho muuito bom , você querer trabalhar , vai te fazer muito beem fenix ! Corre atras mesmo , coloca nas mãos de Deus .. dele sempre vem o melhor, ele sabe de suas necessidades e se isso vai trazer alegria pro seu coração , porque não te abençoar né ? Deus é lindoo !
    E quanto a parte do desabafo , fica tranquila .. ontem mesmo quando fiz a ultima postagem , pensei: axo que to enchendo o saco das pessoas ja , to postando muita coisa e ja ta parecendo um diario isso .. eu tbm não tenho com quem falar .. na verdade tenho sim .. mais são pessoas que não passaram pela mesma coisa, não me intender .. são na verdade maioria curioso né .. então prefiro partilhar aqui , onde todos ja passaram pelo que to passando e podem me dar um retorno muito bom ! Não esquenta não , tamo juntas**

    beeijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga, estou adorando seus post's.
      Bjs.

      Excluir
  3. Ah amiguinha, tenha fé e paciência que em breve vc estara em um excelente emprego e muito bem remunerada, e nao se esqueça de mim e me empreste um dim dim ;) . Espero que o filhotão esteja melhor!
    Forte abraço e bons momentos!
    =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi minha linda saudades de vc.
      Obrigada. Se precisar estamos aí kkkkkkkk
      Bjs

      Excluir
  4. Tudo tem seu tempo não é mesmo?
    O fato de seu marido estar meio arredio em relação ao emprego acredito que seja um pouco de machismo também, né? É como você falou, você vai ser independente!! Mas tenha calma, tudo no tempo certo!
    Que bom que apesar dos pesares está bem, isso que importa!
    Bons momentos!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, nos sabemos bem o que se passa na cabeça deles né?rsrs
      Importante é estar bem, como vc disse amiga.
      Obrigaada.

      Excluir