terça-feira, 31 de julho de 2012

Ao invés de ajuda, maus tratos!

Este spray de pimenta dói horrores, acreditem!!!!!!!!!!

Mais um dia limpa.
Dia frio. Correu tudo tudo bem hoje, dia normal como sempre. Não saí de casa.
Quem viu os jornais hoje deve ter prestado atenção nas últimas notícias sobre a cracolândia:
O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) instaurou nesta terça-feira (31) um novo inquérito civil para individualizar a apuração das responsabilidades pela operação de combate ao tráfico e de retirada de dependentes químicos da região da Cracolândia, local como ficou conhecido o entorno da Estação da Luz, na região central da cidade. Para o MP, a operação, conduzida principalmente pela Polícia Militar, mostrou-se inútil.
“Uma visita de volta à Cracolândia mostrará que o quadro, infelizmente, é o mesmo do que era antes do começo deste ano. Sexta-feira [27] à noite, pessoalmente, tive essa experiência. Vê-se na Cracolândia a mesma situação que havia antes de janeiro deste ano, o que mostra que todo esse esforço mostra recursos mal empregados e de uma inutilidade completa”, disse o promotor Mauricio Ribeiro Lopes, da área de Habitação e Urbanismo.
Além disso, nesse novo inquérito, os promotores pretendem acompanhar o desdobramento da operação, que pode ser levada para outras regiões da cidade.
Para isso, o Ministério Público solicitou que o Comando da Polícia Militar do Estado de São Paulo encaminhe, no prazo de dez dias, a relação de nomes de todos os oficiais policiais que participaram da operação na Cracolândia, no período entre 20 de dezembro de 2011 e 10 de janeiro de 2012, além de informar o total que foi gasto com a ação.
O MP também pediu as que as Secretarias Municipais de Saúde e de Assistência e Desenvolvimento Social informem, no prazo de 20 dias, como são compostas as equipes de atendimento à população usuária de crack em São Paulo e o total de atendimentos. “A ideia é ter um diagnóstico muito real do que a prefeitura e o Estado têm [de recursos, projetos e equipamentos] para que a gente peça, em juízo, algumas outras coisas”, disse Arthur Pinto Filho, promotor da área de Direitos Humanos.
Também hoje (31), a Justiça de São Paulo acatou integralmente um pedido em caráter liminar, do Ministério Público, para que a PM seja proibida de empregar ações “vexatórias, degradantes ou desrespeitosas” contra os usuários de drogas.
Na ação, que corre sob segredo de Justiça, o MP pediu ainda que o governo paulista pague uma indenização de, no mínimo, R$ 40 milhões por danos morais individuais e coletivas pelo o que considera violações aos direitos humanos. Essa questão, no entanto, ainda deverá ser julgada pela Justiça. “Estamos extremamente satisfeitos com o teor da decisão. Não temos nenhuma dúvida no sentido de que ela representa um marco no mundo jurídico e na luta pelos direitos humanos”, disse a promotora Luciana Bergamo, da área de Infância e Juventude.
De acordo com o promotor Mauricio Lopes, com a decisão liminar, a Polícia Militar não poderá abordar os usuários e dependentes químicos em situações que infrinjam a Constituição, tais como a que ele chamou de “procissão” de usuários pelas ruas do centro.
“Se a PM encontrar alguém fornecendo, gratuitamente ou não, droga a outro alguém, deve prendê-lo em flagrante. Se encontrar alguém fazendo uso de substância entorpecente deve levar essa pessoa à delegacia de polícia, onde será lavrado um termo circunstanciado e onde essa pessoa será encaminhada para um tratamento necessário. O que a PM pode fazer em flagrante delito poderá continuar fazendo. O que ela não pode, não deve e que, se fizer, incorrerá em multa prevista, é, à margem da lei, conduzir de um lado para outro pessoas que não estão em situação de flagrante delito ou que não estão fazendo uso de entorpecente naquele instante e fazer essas pessoas ‘zanzarem’ como se fossem zumbis pela cidade”.
Já que não fazem nada no sentido de ajuda, ao menos estão garantindo o direito de ir e vir dos usuários. As vésperas de uma copa do mundo, momento em que o país receberá gente de todo o planeta, como e quando será que pretendem tomar medidas mais humanas com relação a este problema de saúde publica? 
A impressão que tenho é que este inquérito não passa de mais uma medida com um único obejtivo: "uma indenização de, no mínimo, R$ 40 milhões por danos morais individuais"
Para onde irá este dinheiro amigos?
Mais 24 horas.
Grata senhor por mais um dia limpa.

4 comentários:

  1. infelizmente isso é Brasil...essa grana, vai ser direcionada pra acredito pra estruturar o atendimento ao dependente quimico, mais somente uma parte dela, o restante com certeza deverá ir sabemos bem pra onte..
    Conhecidentemente, depois dessa ação na crakolandia, onde trabalho surgiram varios projetos de novos CAPS, porém sabemos como são estruturas bem precárias...mesmo dos novos caps..parece que querem viver apagando incêndio e não ir no foco...

    parabéns por mais um dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É amiga vc tem razão, eles inventam estes paliativos apenas para não precisarem tomar uma medida mais efetiva, afinal muita gente "graúda" ganha com o tráfico, principalmente na região da cracolandia.
      Este é o retrato do país do futebol.
      Bjs.

      Excluir
  2. Minha querida amiga Fenix, saudações!
    Que bela postagem, amiga!
    Valeu por compartilhar aqui essa informação.
    Uma notícia dessa é, de certa forma, muito boa, pois mostra que estão "querendo" fazer algo para melhorar a situação.
    Entretanto, por outro lado, é uma notícia que já nem nos comove mais, pois não é a primeira vez que temos informações desta natureza, porém, até hoje, não vemos resultados satisfatórios. Se realmente quissesem fazer, faziam.
    Mas eu quero aqui é mesmo te parabenizar por mais um dia!!
    Olha.....vc sabe o quanto eu te admiro, né?
    Sabes que sou seu fã número 1.
    Tenho um carinho especial por ti e não tenho nem palavras que possam expressar tamanho carinho.
    Fico feliz cada vez que entro em seu blog e vejo mais um dia ganho.
    Obrigado por me ajudar aqui, pois necessito de ti.
    Abração, amiga!
    TAMUJUNTU.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querido!
      Obrigada pelo " fã numero 1"kkkkkk
      Agora dizer que eu te ajudo é modéstia demais, vc é quem sempre nos fortalece com seus maravilhosos exemplos humanitários. Deus abençoe muito seu caminho meu querido.
      Tamijuntu.

      Excluir