domingo, 9 de setembro de 2012

DQ: criança rebelde!



Mais um dia limpa.
Hoje fez um calor...Meu Deus! Bom pra quem foi para praia. Fui cedo ao salão, lavar minha progressiva. Na volta até me espantei do marido já estar acordado. Para ficar em casa com aquele calor nem pensar. Consegui tirar o marido de casa, fomos ao shopping. O filhotinho se divertiu com as outras crianças do play. 
O resto da tarde foi normal, em casa.
Hoje olhando as crianças brincar no parque me dei conta de uma coisa, nós DQ's somos muito parecidos com crianças birrentas que não sabem aceitar um NÃO DA VIDA e o jeito de manifestar esta pirraça é sair por aí fazendo besteira. 
Podemos observar que na maioria dos casos quem se envolve com o mundo das drogas são as pessoas mais rebeldes, que querem fazer algo para provocar, como se fosse um grito de liberardade a algum tipo de repressão. 
Hoje me flagrei num destes momentos em que fui contrariada e o sentimento de rebeldia logo gritou dentro de mim. Diante da oposição a gente pensa :  "Haaa é assim? Então você vai ver agora"... A criança pirracenta quer sair de qualquer modo. Depende de que modo você vai deixar ela sair. A gente pode ter este controle. Quando  a criança quer um sorvete por exemplo, ela não pode por estar resfriada, dê um bolo cheio de recheio que ela goste , assim ela vai esquecer o sorvete.
A medida que vamos tomando consciência desta rebeldia, também vamos aprendendo a domar esta criança travessa que existe em nós.
Bom inicio de semana a todos.

Grata senhor por mais um dia.


Sobre a foto da postagem:

"Eis Amanda, nove anos de idade em 1990, lançando baforadas de fumo rebelde em direcção à câmara fotográfica de Mary Ellen Mark.
Mary Ellen Mark fora convidada pelo editor da Life Magazine, Peter Howe, para fotografar crianças problemáticas num colégio especial da Carolina do Norte. Neste colégio havia de tudo: de crianças com problemas de comportamento e socialização a casos de esquizofrenia.
Amanda, recorda Mary Ellen, era a mais interessante, a sua favorita, porque era uma criança tão esperta como impertinente. A história desta foto começa quando a fotógrafa decidiu segui-la. Ao vê-la, Amanda fugiu e Mary Ellen acabou por dar com ele escondida numa zona de mata, sentada numa velha cadeira com um cigarro entre os dedos. A miúda esperava que Mary Ellen a repreendesse por estar a fumar, mas esta não disse uma palavra sobre o assunto.
Dias depois, num domingo, visitou a criança em casa. Aí descobriu que Amanda, aos nove anos, exercia um domínio psicológico quase total sobre a própria mãe. Fazia o que queria. Fumava em casa como uma adulta. Mary Ellen recorda que nesse dia Amanda esperava a visita de Amy, a prima de oito anos. Quando ela chegou, saltou de contentamento e brincou como qualquer outra criança da sua idade. «Mas de 45 em 45 minutos, Amanda fazia uma pausa na brincadeira para fumar um cigarro».
Quando se preparava para partir, Mary Ellen encontrou a criança numa pequena piscina com a prima Amy. Fotografou-a num desses momentos em que parara de brincar.
Amanda deverá ter agora 27 anos, mas ninguém sabe o que lhe aconteceu. Por duas vezes Mary Ellen Mark se reencontrou muitos anos depois com pessoas que fotografara, mas não foi o caso de Amanda. Dela resta o retrato da pobreza, da solidão e de uma rebeldia de adolescente num corpo de criança."




4 comentários:

  1. Bom dia Maria, agora que descobri seu nome posso te chmar assim, né? rsrs

    Nao tem como nao comentar sobre a historia de Amanda, meu Deus...sabemos que existem muitas Amandas pelo mundo, é triste, uma crianças que ainda com sua inocencia de brincar com outras crianças e ao mesmo tempo autoritaria em casa, mandando na mae, fumando o tempo todo, como pode chegar a isso? acredito que sua mae se perguntava muito...temos que observar os primeiros sinais, tenho um filho de 13 anos por ele ja estava indo em balada, mas eu seguro e digo que nao é hora, ele diz que alguns amigos ja vao, outros até fumam, mas eu sempre digo que se na casa do amigo dele é assim aqui na nossa NAO, tudo tem limite, percebo que esse meu filho, vou precisar ter um jogo de cintura com ele, ser um pouco mais energica, se eu solta-lo um pouquinho talvez eu nao o recupere mais, nós pais e maes temos que prestar atençao nesses sinais, já diferente minha filha de 10 anos, ela é bem criança mesmo, curte a inafancia é mais obediente, já noto que com ela nao terei muito trabalho, claro que nao posso relaxar, mas sao os sinais que a infancia mostra.


    Boas 24h pra vc querida !

    ResponderExcluir
  2. QUE POSTAGEM DA HORAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!! Muito bem colocada a história dessa pequena garota de olhos gritantes, fico sem palavras, penso no henry com somente 8 anos cheirando cola... É inexplicavel, fico sem palavras para explicar o impacto desta imagem, grande postagem amiga, pega no amago da sociedade, que as pessoas abram os olhos... Grande abraço! =)

    ResponderExcluir
  3. oiii...minina..Fenix Maria...rs...parabéns por mais um dia...pois pe como explicar uma criança com personalidade tão marcante..tenho 2 filhos e fico besta de ver como cada um tão epqueno tem uma personalidade tão particular...e são crianças 4 anos e 1 ano e meio, não tiveram tempo de serem influenciadas...rs...e o pior são bem diferentes de mim e do marido..rs..

    bjuu

    ResponderExcluir
  4. Olá Emily, Sol e Kel
    Hoje em dia criar filho é uma missão muito delicada. A gente nem sempre sabe o que fazer e morre de medo de errar. Importante é fazer sempre o melhor para eles mesmo que isto os deixe irritados na hora, mas um dia eles verão que foi para o seu próprio bem.
    Obrigada meninas e tenham um aboa semana.
    BJs

    ResponderExcluir